home

Governo decreta proibição de circular entre concelhos de 30 outubro a 3 de novembro

Governo decreta proibição de circular entre concelhos de 30 outubro a 3 de novembro

O Governo anunciou hoje a decisão de proibir a circulação entre concelhos do continente entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, durante o fim de semana correspondente ao Dia de Finados, como medida de reforço ao esforço de contenção da pandemia.
Governo decreta proibição de circular entre concelhos de 30 outubro a 3 de novembro

A decisão foi tomada em Conselho de Ministros e anunciada pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Viera da Silva, salientando tratar-se de “regras semelhantes” às que vigoraram no período da Páscoa, em abril último, assegurando exceções para deslocações em trabalho.

“O Governo tem consciência de que este é um fim de semana muito relevante para muitos portugueses, mais no Norte e no Centro do que no Sul, mas é-o para muitas famílias”, reconheceu a ministra. No entanto, o Executivo decidiu avançar com a limitação de circulação para reduzir o ajuntamento de pessoas num momento de homenagem aos falecidos, que é “carregado de emoção e que propiciaria um dos principais focos de transmissão da doença, que são as atividades em família”.

Mariana Vieira da Silva sublinhou que é, precisamente, entre as famílias que se torna mais difícil observar as necessárias regras mais restritivas, nomeadamente o distanciamento físico, apelando à compreensão desta medida, num momento em foi decretado o regresso ao estado de calamidade e em que o crescimento de novos casos de infeção com Covi-19 se tem acentuado.

A medida entra em vigor entre as 00h00 de 30 de outubro e vai até às 23h59 do dia 3 de novembro.

Dia de luto nacional a 2 de novembro

A ministra de Estado e da Presidência anunciou ainda a decisão do Governo sobre um conjunto de medidas especiais aplicáveis aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, um território particularmente afetado pelo recrudescimento da pandemia, que entram já em vigor a partir das 00h00 de amanhã, assim como em decretar um dia de luto nacional, que será respeitado a 2 de novembro.

“Há um lugar importante na nossa comunidade para esse luto e é também por isso que se decidiu decretar um dia de luto nacional, para que a homenagem aos falecidos possa ser prestada e em particular às vítimas da doença de Covid-19”, sublinhou.