Governo aprova proposta de orçamento “na generalidade”
Durante o `briefing´ que decorreu ao início da tarde, altura em que ainda decorriam os trabalhos, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, reiterou o esforço e o empenho que tem pautado a condução do processo negocial, por parte do Governo do PS, salientando que a negociação de um Orçamento do Estado “é sempre um exercício de aproximação entre partes”.
“A negociação em torno do Orçamento do Estado é sempre um exercício de aproximação entre partes num quadro de disponibilidade e responsabilidade na aprovação do Orçamento. É esse o caminho que está a ser feito”, afirmou.
“A nossa convicção é que temos condições para fazer um caminho de aproximação entre as várias posições, que nunca é um caminho em que uma posição fica completamente garantida, é um caminho de aproximação, é isso uma negociação”, acrescentou a governante.
De acordo com Mariana Vieira da Silva, este “exercício de aproximação” está a ser feito no sentido de “garantir que é um orçamento que responde às necessidades dos portugueses, de proteção dos trabalhadores e das famílias e de um apoio à retoma da atividade económica que se quer que possa ser sustentável e positivo”, procurando responder à crise económica e social do país “com políticas distintas do que aconteceu no passado”.
Depois de entregue pelo Governo na segunda-feira, na Assembleia da República, a proposta do OE2021 é depois votada na generalidade em 28 de outubro, estando a votação final global do documento marcada para 26 de novembro.