home

Governo apresenta hoje aos partidos as linhas gerais da proposta orçamental

Governo apresenta hoje aos partidos as linhas gerais da proposta orçamental

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, apresentam hoje aos partidos as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).
Governo apresenta hoje aos partidos as linhas gerais da proposta orçamental

As reuniões, que têm lugar na Assembleia da República, ao longo do dia, abrangerão os partidos com representação parlamentar, bem como as duas deputadas não inscritas, inscrevendo-se no processo de elaboração da proposta orçamental para o próximo ano, que o Governo pretende entregar no dia 12 de outubro.

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou no último domingo que o Executivo socialista está a “trabalhar com todos os partidos” para alcançar um bom orçamento em 2021, sublinhando também a intenção de construir um entendimento mais amplo para o futuro.

“Neste momento, estamos a trabalhar com todos os partidos para o Orçamento de 2021 e, com alguns deles, na perspetiva de termos um horizonte mais estável, no horizonte da legislatura, mas isso temos de aguardar”, frisou.

O líder do Governo considerou, também, como um sinal positivo e satisfatório para os portugueses “que ninguém deseja uma crise política”. “Porque no meio de uma crise pandémica como a que estamos a viver, no meio de uma crise económica e social tão profunda, a última coisa que alguém pode desejar”, sublinhou, seria “acrescentar a isto uma crise política”.

Além dos encontros de hoje, está ainda prevista uma segunda ronda de reuniões, a realizar em 9 de outubro.

A votação na generalidade do OE2021, recorde-se, está agendada para 28 de outubro e a votação final global para 27 de novembro.