home

Francisco Assis: “O PSD, tal como a esquerda radical, revela uma incapacidade de compreender …

Francisco Assis: “O PSD, tal como a esquerda radical, revela uma incapacidade de compreender …

O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, disse que o PSD tem uma visão “paroquial”, “mesquinha” e de “apoucar” Portugal na União Europeia, defendendo para o país uma agenda idêntica ao do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Francisco Assis falava aos jornalistas, depois de ter sido recebido pelo primeiro-ministro, José Sócrates, em São Bento, num encontro destinado a preparar a próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia.
“Quando o presidente do PSD [Pedro Passos Coelho] afirma que Portugal já está ser ajudado pelo Banco Central Europeu (BCE) está a apoucar o nosso país e a desvalorizar a função europeia que incumbe ao BCE. Esta visão mesquinha e paroquial da relação de Portugal com a Europa é algo que não podemos deixar de censurar”, declarou o presidente do Grupo Parlamentar do PS.
Para o líder da bancada socialista, o PSD “tem vindo a associar a linha de apoucar Portugal com aquilo que parece ser a interiorização por parte deste partido de uma hipotética agenda do FMI para resolver os problemas do país”.
“Nisso se insere a preocupação que marcou as Jornadas Parlamentares do PSD de seguir uma via de completa privatização da economia portuguesa e que demonstra um grande preconceito ideológico”.
“Para o PSD, tudo o que é público parece mau, numa espécie de contraponto à esquerda radical, que acha que tudo o que é privado é mau. O PSD, tal como a esquerda radical, revela uma incapacidade de compreender a realidade”, considerou Assis.
Francisco Assis acusou ainda o PSD de “lançar o fantasma dos eventuais de despedimentos na função pública como uma das receitas para resolver os problemas do país”.
“Do nosso ponto de vista, não passa por aí a resolução dos problemas do país”, contrapôs o presidente do Grupo Parlamentar do PS.