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Expansão do Metro de Lisboa acentua “revolução na mobilidade urbana e sustentável”

Expansão do Metro de Lisboa acentua “revolução na mobilidade urbana e sustentável”

O primeiro-ministro está convicto de que as novas estações do metropolitano de Lisboa vão mesmo estar concluídas dentro do prazo acordado e que a futura linha em anel, como a designou, quando concluída, “vai aumentar a fluidez da circulação na capital”. Para António Costa, restam poucas dúvidas, ao ritmo acelerado em que se encontram as obras de expansão, de que os prazos estabelecidos vão ser integralmente respeitados.

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António Costa

Falando no final da visita que ontem efetuou às obras de expansão do Metro de Lisboa, depois de ter percorrido a pé cerca de dois quilómetros no novo troço entre as estações da Estrela e Santos, duas das estações que vão integrar a futura linha circular, ligando-se às atuais linhas verde, através do Cais do Sodré, e amarela, a partir do Rato, o primeiro-ministro voltou a lembrar que “cabe inteiramente ao Governo” a opção de construir uma linha circular no Metro de Lisboa, uma escolha, como salientou, que mereceu a oposição quer do PSD, “incluindo do atual presidente da autarquia, Carlos Moedas”, quer do PCP.

Para António Costa, que tinha a seu lado os ministros da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, a futura expansão do Metro à zona ocidental da cidade, designadamente a Alcântara, através da linha vermelha, “constituirá uma revolução em termos de mobilidade”, insistindo na ideia de que a futura linha circular “terá uma importância crucial” para aumentar a fluidez da circulação na cidade.

O primeiro-ministro fez também questão de realçar a importância da futura ligação entre as estações do Rato e do Cais do Sodré, lembrando que estes cerca de mais de dois quilómetros vão permitir a quem estiver em Alvalade, por exemplo, e queira ir para a zona do Rato, “o possa fazer sem ter que dar a volta a que agora é obrigado”.

Sublinhando que esta foi uma obra definida como prioritária para a cidade ainda no tempo em que o atual ministro das Finanças, Fernando Medina, liderava a Câmara Municipal de Lisboa, o primeiro-ministro voltou a insistir que o Governo, ao apostar na expansão da rede do Metro da capital, para além de estar a olhar para a questão decisiva da mobilidade, quis também enquadrar esta expansão na luta contra as alterações climáticas, garantindo tratar-se de uma obra que vai, de forma inegável, “ajudar ao desenvolvimento do conjunto da economia”.

Avançar com o TGV

Nesta visita às obras de expansão do metropolitano de Lisboa, o primeiro-ministro teve ainda ocasião para, uma vez mais, alertar para as condições ímpares de que o país hoje dispõe para poder avançar, “já este mês”, com o comboio de alta velocidade, afirmando que nem os países mais ricos se podem dar ao luxo de “desperdiçar um financiamento de 750 milhões de euros” para uma obra “que é estrutural para o desenvolvimento do país”. Um risco que só sucederia, como mencionou, caso Portugal “não abrisse até ao final deste mês de janeiro, a data limite, o concurso para a apresentação de candidaturas”.

António Costa congratulou-se também com o facto de o país ter conseguido ultrapassar a fase em que, “por falta de maturidade do projeto”, designadamente “por não ter lançado o concurso de alta velocidade entre Lisboa, Porto, Braga e Vigo”, se viu arredado do acesso ao financiamento da União Europeia. Um cenário que está hoje “completamente ultrapassado”, não havendo, por isso, como salientou, qualquer entrave para que o comboio de alta velocidade entre Lisboa e Vigo não avance.

Aos jornalistas, o primeiro-ministro lembrou ainda que, desde o primeiro dia, o PS fez questão de inscrever nos seus programas de Governo que todas as obras públicas a realizar em Portugal fossem aprovadas com um consenso alargado de pelo menos dois terços dos deputados da Assembleia da República, uma exigência, como lembrou, que levou à apresentação no Parlamento do Plano Nacional de Investimentos, documento que reuniu “os projetos mais relevantes nas áreas da mobilidade e do ambiente até ao final da década”, que foi votado e aprovado “por quase três quartos dos deputados”.

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