home

Elza Pais alerta para “realidade dramática” da normalização da violência de género

Elza Pais alerta para “realidade dramática” da normalização da violência de género

A presidente das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) alertou, por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que, apesar dos avanços, continua a persistir “uma desigualdade de género enraizada e estrutural” e “uma normalização” da violência contra as mulheres.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
Marcha pelo fim da Violência contra as Mulheres

“Estamos perante uma realidade dramática. E mais dramática é ainda porque se assiste a uma normalização desta violência de género”, sublinhou Elza Pais, no encerramento da conferência ‘Violência contra as mulheres nas suas diversas dimensões’, que decorreu, na passada sexta-feira, na sede nacional do PS.

A líder das MS-ID reconheceu o “muito que se tem feito” e o caminho que se tem percorrido em matéria de igualdade, denunciando, contudo, a persistência de “uma desigualdade de género enraizada e estrutural que ainda não foi eficazmente combatida”.

A conferência juntou a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e um conjunto de peritos para abordar as causas e as respostas a dar às mais variadas manifestações da violência contra as mulheres.

Ana Catarina Mendes assumiu, na sua intervenção, a “preocupação constante” do Governo com o fenómeno, que resultou no reforço de medidas incluídas na proposta do Orçamento do Estado para 2024, destacando “a atribuição de um subsídio de apoio às vítimas de violência doméstica”.

A presidente das MS-ID, Elza Pais, associou-se também, no sábado, dia 25 de novembro, à Marcha pelo fim da Violência contra as Mulheres, participando na ação que percorreu as ruas de Lisboa.

ARTIGOS RELACIONADOS

25 de Novembro

Vivi os acontecimentos políticos do 25 de Novembro de 1975, aos meus 19 anos de idade, com muita ...