Eleições nos Açores a 16 de outubro
A data de 16 de outubro foi a que reuniu maior consenso entre os partidos com assento na Assembleia Legislativa Regional, correspondendo também à data sugerida pelo Partido Socialista.
No ano em que se comemora o 40º aniversário das primeiras eleições legislativas regionais, Vasco Cordeiro, líder dos socialistas dos Açores e atual presidente do Governo regional, irá apresentar-se aos eleitores açorianos para um novo mandato, fazendo um balanço de quatro anos de governação “desafiantes, intensos e exigentes” mas igualmente “gratificantes e mobilizadores”, com conquistas significativas nas áreas do emprego, educação e saúde.
Sob a liderança socialista, a região prepara agora um novo ciclo, assente num compromisso de confiança pelo muito que foi já alcançado e numa visão de futuro ainda mais ambiciosa ao serviço da população açoriana, que se traduziu no amplo processo participativo da elaboração do programa “A Força da Autonomia somos todos nós”.
Nos Açores, onde o PS governa há 20 anos, há nove círculos eleitorais, coincidentes com cada uma das ilhas, e um círculo regional de compensação. Nas últimas eleições regionais, a 14 de outubro de 2012, o PS mereceu uma vez mais a confiança da maioria dos eleitores açorianos, elegendo 31 dos 57 lugares na Assembleia Legislativa.