Os dados divulgados hoje na estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) estão em linha com a previsão de um crescimento de 4,8% em 2021 apresentada na proposta de Orçamento do Estado, representando ainda, no que respeita à comparação com o trimestre anterior, o terceiro maior crescimento entre os países da Zona Euro.
Para o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, “os dados hoje conhecidos reforçam a confiança de que Portugal continuará a crescer acima da média europeia nos próximos anos”.
Segundo o executivo, o crescimento registado é impulsionado pela procura externa líquida, que apresentou uma forte recuperação no terceiro trimestre, apontando para a continuação de uma forte recuperação da economia até ao final do ano.
Razões que sustentam, como assinalou também o ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, a convicção de que Portugal está no “caminho certo de recuperação”, mesmo perante os condicionalismos do preço dos combustíveis e de outras matérias primas.
“São obviamente dados positivos, a economia portuguesa cresce relativamente ao período homólogo do ano passado, o terceiro trimestre de 2020 tinha sido já um momento de grande crescimento e, portanto, esta comparação ainda torna mais relevante estes números”, sinalizou Siza Vieira.