home

Deputados socialistas aprofundaram conhecimento da região açoriana

Deputados socialistas aprofundaram conhecimento da região açoriana

O Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República dedicou os dois primeiros dias de trabalhos parlamentares nos Açores a um conjunto de visitas por várias ilhas do arquipélago, com particular enfoque nos sectores do turismo, agrícola e da economia do mar.
Deputados socialistas aprofundaram conhecimento da região açoriana

No sábado, o líder parlamentar, Carlos César, liderou a comitiva dos deputados socialistas que visitou em S. Miguel o Parque de Ciência e Tecnologia/Nonagon e o Centro de Artes Contemporâneas, tendo dedicado o dia seguinte a uma visita às Furnas e à Fábrica de chá Gorreana.

Na ilha Terceira, a vice-presidente do Grupo Parlamentar e deputada eleita pelos Açores, Lara Martinho, conduziu a delegação que visitou a base das Lajes, onde os parlamentares socialistas se inteiraram sobre a realidade atual daquela infraestrutura militar e o impacto económico e social decorrente da redução de efetivos norte-americanos.

Condições para valorizar a base das Lajes

No final do encontro com os responsáveis da Força Aérea Portuguesa, Lara Martinho revelou que estão a ser criadas condições para minimizar os constrangimentos à utilização civil da base, referindo “um conjunto de trabalho que tem sido desenvolvido entre o Governo Regional e o Governo da República para identificar novas alternativas, novas oportunidades, no âmbito da infraestrutura e para eliminar todos aqueles constrangimentos que possam existir ao desenvolvimento dos diferentes sectores de atividade na Região”.

Segundo Lara Martinho, estão a ser criadas as condições para valorizar a base e para que a ilha Terceira possa também ter ligações de companhias aéreas de baixo custo, a breve prazo. “No momento certo vai ser anunciado. Estou convicta de que este ano teremos essa boa notícia. Aliás, já tivemos, porque o senhor primeiro-ministro já anunciou. Essa é de facto uma das áreas que aguardamos com mais expetativa”, frisou.

O programa da visita dos deputados socialistas à ilha Terceira incluiu também uma reunião com a administração do porto da Praia da Vitória, infraestrutura cujo potencial internacional a deputada defendeu que é preciso saber aproveitar.

“É necessário criar-se condições para uma candidatura ao “Plano Juncker”, potenciando assim este porto como mais uma infraestrutura fundamental no transporte entre a Europa e os Estados Unidos da América”, salientou.

A delegação realizou ainda um almoço de trabalho com o presidente da autarquia praiense e um encontro com o presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Experiências que ajudam à resolução de problemas

O Grupo Parlamentar do PS esteve também presente nas ilhas do Faial e Pico, com uma delegação liderada pelo deputado João Castro, eleito pela região, que salientou a importância das jornadas como uma oportunidade de proporcionar aos deputados socialistas um conjunto de experiências no contacto com a realidade do arquipélago que posteriormente poderão ser importantes “na resolução de problemas”.

“O grande objetivo é permitir que os deputados, pela vivência local e experiencial, possam confrontar este novo conhecimento com a sua experiência e no fundo caminhar no sentido de encontrar plataformas de entendimento para contributos que possam corresponder à resolução dos problemas que nos são colocados pela população”, afirmou João Castro, à saída de uma reunião no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na cidade da Horta.

Entre as questões abordadas, o deputado socialista destacou “a salvaguarda e vigilância das áreas de pesca no mar envolvente à zona dos Açores”, a mineralização, “o posicionamento que Portugal e os Açores podem ter no contexto internacional no âmbito do conhecimento científico, concretamente no que diz respeito ao mar profundo” ou “a relação entre os diferentes intervenientes nas zonas protegidas e nas zonas de proteção de pescas”, onde os Açores têm áreas marinhas protegidas “que são exemplo a nível internacional”.

Na passagem pelo Faial, as jornadas socialistas contaram ainda com uma visita à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e visitas a empresas locais. Na ilha do Pico, a delegação socialista visitou a vinha classificada como Património da Humanidade, a empresa “Flying Sharks” e a Fundação Rebikoff Niggeler-Lula 1000.