Hortense Martins, que intervinha no painel dedicado à contribuição dos parlamentos para alcançar as metas da COP26, apontou o exemplo de Portugal como o primeiro país da Europa a ratificar o Acordo de Paris e a estratégia apresentada pelo governo português para alcançar a neutralidade carbónica até 2050. A parlamentar socialista fez notar a “importância de uma boa governação para assegurar um desenvolvimento sustentável e durável”, sendo, para isso, “fundamental envolver todos os níveis da sociedade”.
Na reunião parlamentar Pré-COP 26, coorganizada pela UIP e pelo Parlamento Italiano e que antecedeu a COP26 que se realizará em Glasgow no próximo mês de novembro, a deputada referiu ainda a grande conquista da aprovação da Lei Europeia do Clima durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, que vem reforçar o compromisso europeu com o Acordo de Paris.
Neste encontro preparatório, os parlamentares debateram as abordagens verdes na recuperação da pandemia Covid-19; o estado das negociações para alcançar as metas propostas pela COP26; as políticas globais para o clima; e também a contribuição dos parlamentos para alcançar as metas da COP26.
A União Interparlamentar é a maior organização internacional de parlamentos de Estados soberanos, com 179 parlamentos membros e 13 membros associados, os quais representam 6,5 mil milhões de cidadãs e cidadãos.
A Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, comumente conhecida como COP, é a conferência internacional com maior relevância sobre as alterações climáticas. A UIP tem apoiado o envolvimento dos parlamentares nas reuniões da COP ao organizar reuniões que funcionam como plataforma de diálogo de extrema importância permitindo aos participantes uma partilha de experiências e troca de valiosas lições aprendidas.
À margem do programa da reunião parlamentar Pré-COP26, a deputada Hortense Martins teve ainda reuniões bilaterais, nomeadamente com deputados do parlamento helénico, francês, cipriota e esloveno, onde foram discutidos os fogos florestais e partilhadas boas práticas legislativas e de combate a esse flagelo cada vez mais frequente devido às alterações climáticas.
A deputada do Partido Socialista reuniu ainda com o embaixador de Portugal em Roma, Pedro Nuno Bártolo, tendo tido oportunidade de conhecer o perfil da comunidade portuguesa a residir em Roma.
Hortense Martins teve também reuniões com o presidente da União Interparlamentar, o deputado Duarte Pacheco, o presidente da Câmara Italiana dos Deputados, deputado Roberto Fico, que preside à PAM, a presidente do Senado Italiano, Senadora Maria Elisabetta Alberti Casellati, tendo ainda oportunidade de apresentar cumprimentos a Nancy Pelosi, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, que se deslocava a Portugal dias depois para participar na Assembleia Geral da NATO em Lisboa.
Do programa da reunião parlamentar Pré-COP26 constava também uma audiência com o Papa Francisco no Vaticano que, no seu discurso, referiu a responsabilidade dos parlamentos na criação de medidas que promovam a transição para um modelo de desenvolvimento sustentável.