home

Costa avisa que Europa só pode cumprir responsabilidades se tiver meios orçamentais

Costa avisa que Europa só pode cumprir responsabilidades se tiver meios orçamentais

António Costa em Bruxelas

António Costa defendeu hoje que os cidadãos exigem da União Europeia um discurso de verdade e demarcou-se da corrente liberal, defendendo que a Europa só pode cumprir crescentes responsabilidades se possuir meios orçamentais compatíveis.

António Costa assumiu esta posição na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, numa conferência sobre o futuro da Europa, intitulada “Encontro com os cidadãos”, com a participação do Presidente da República de França, Emmanuel Macron.

Na sua intervenção inicial falou das “angústias” e “medos” manifestados por cidadãos europeus em relação a fenómenos como o terrorismo, a ameaça ao modelo social em consequência da globalização ou da digitalização.

Depois, António Costa deixou uma crítica à resposta preconizada pela corrente liberal, que tem colocado entraves à expansão de uma política orçamental europeia.

“A Europa não pode querer ter mais defesa, mais segurança interna e inovação com menos recursos. A resposta que temos a dar aos liberais é que, se queremos cumprir aquilo que prometemos aos europeus, temos de pôr no orçamento da Europa aquilo de que a Europa necessita”, defendeu o primeiro-ministro, antes de deixar um novo recado a alguns Estados-membros da zona euro.

“Não há moeda única sem capacidade orçamental comum”, sustentou António Costa.