Contratos de investimento de 160 milhões em 7 distritos do país
Os 12 projetos abrangem áreas como a aeronáutica, a energia, a indústria dos moldes, a indústria automóvel, a maquinaria e a saúde, nos distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Portalegre e Porto, sendo contemplados com a atribuição de 16 milhões de euros de benefícios fiscais.
“Estes 12 projetos de investimentos hoje aprovados comprovam o bom momento que a economia portuguesa está a atravessar”, destacou Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, na conferência de Imprensa que se seguiu à reunião do Executivo.
O governante assinalou que este conjunto de novos projetos acompanha a curva ascendente do investimento verificado no segundo trimestre do ano, o que se repete pelo quinto trimestre consecutivo, atingindo um valor de 10,3%, “o maior dos últimos 18 anos”. Um desempenho, pontuou, que vem comprovar a “sustentabilidade da economia portuguesa”.
Caldeira Cabral realçou a diversificação dos projetos aprovados, quer em termos geográficos, quer a nível setorial e até no que toca à dimensão.
O titular da pasta da Economia apontou ainda para a “dinâmica do crescimento verificada nas empresas exportadoras de mercadorias na primeira metade do ano”, que possibilitou uma subida de 12,6% na exportação de bens e serviços face a igual período de 2016, naquele que é o maior crescimento semestral dos últimos seis anos.