Construir o sucesso escolar com o compromisso de todos
“No Programa Nacional de Reformas estão inscritos objetivos muito concretos que nós temos de cumprir. Para isso temos de trabalhar todos, temos de trabalhar com as comunidades educativas, com as autarquias e com as comunidades envolventes das escolas, para poder alcançar esses ambiciosos objetivos”, disse Tiago Brandão Rodrigues, à margem do encontro “Sucesso Escolar – Desafios e Soluções partilhadas entre Escolas e Autarquias”, que teve lugar na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal.
No encontro, que reuniu mais de 300 pessoas, incluindo representantes de escolas, comunidades e autarquias de todo o país, o ministro da Educação sublinhou a importância de se partilharem as boas experiências de algumas comunidades educativas e lembrou que o Governo vai disponibilizar recursos adicionais para a concretização de projetos locais que visam promover o sucesso escolar.
“É preciso pensar que ninguém melhor do que as comunidades educativas entende quais são as formas e as ferramentas para alavancar o sucesso escolar. E, nesse sentido, muitas comunidades educativas têm apresentado projetos, muitas vezes coadjuvadas pelas autarquias”, acrescentou.
Como assinalou Tiago Brandão Rodrigues, as escolas “estão a fazer melhor, a identificar as vicissitudes e os problemas”, mas também estão a identificar as “fortalezas de muitas comunidades e a apoiarem-se no histórico de bem-fazer dessas comunidades”.
Reconhecendo que as dificuldades económicas sentidas por muitas famílias são ainda um obstáculo para o sucesso escolar das crianças, o ministro sublinhou as medidas que têm sido avançadas pelo Governo para que seja alcançada uma “coesão social e territorial e para que a educação se possa transformar naquilo que é verdadeiramente: o único elevador social”.
Tiago Brandão Rodrigues destacou, entre as várias medidas tomadas pelo Executivo socialista, a universalização do ensino pré-escolar e a distribuição de manuais escolares para todas as crianças do primeiro ciclo já no próximo ano letivo, defendendo ainda a necessidade de intensificar as respostas da Ação Social Escolar.
Ainda relativamente à prioridade da educação e da qualificação como um “desígnio nacional”, o ministro salientou também, numa dimensão complementar, a importância do programa “Qualifica”, destinando à educação e formação de adultos, ao abrigo do qual muitos portugueses poderão completar o ensino secundário através de cursos profissionais, com dupla certificação, estimando-se que possam ser abrangidos cerca de 600 mil pessoas até 2020.
Inserido no âmbito do ciclo de debates sobre o Programa Nacional de Reformas, este encontro, que contou também com a participação do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, levou a debate as estratégias para a promoção do sucesso escolar, envolvendo o compromisso e a colaboração entre os diversos atores, designadamente da sociedade civil, das comunidades educativas e das autarquias.