Carlos Zorrinho eleito Presidente da Delegação do Parlamento Europeu à Assembleia Parlamentar Paritária África-Caraíbas-Pacífico/União Europeia
Carlos Zorrinho foi hoje eleito Presidente da Delegação do Parlamento Europeu à Assembleia Parlamentar Paritária África-Caraíbas-Pacífico/União Europeia (ACP/UE). O deputado socialista é o primeiro presidente oriundo de um país do Sul, assumindo funções num período coincidente com a presidência portuguesa da UE, que terá a parceria com África como prioridade. Neste mandato será também debatida e aprovada a agenda de cooperação e desenvolvimento pós-Cotonu entre a UE e os países ACP.
“Estou empenhado em que a Delegação Parlamentar ACP/UE dê um contributo forte para o reforço de uma parceria entre iguais, que promova o desenvolvimento sustentável de acordo com os objetivos da agenda 2030, num quadro de defesa dos direitos humanos, do Estado de direito e do respeito entre os povos”, afirmou o deputado socialista após a sua eleição.
Criada em 1985, a Delegação do Parlamento Europeu à Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE é composta por 78 deputados. A sua principal tarefa consiste na preparação das reuniões da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE, na avaliação e acompanhamento das atividades ao nível do Parlamento Europeu, na organização de reuniões com personalidades de alto nível dos ACP e na discussão de matérias relacionadas com a implementação do Acordo de Parceria de Cotonu, que é o quadro geral para as relações da UE com os países ACP, o qual foi adotado em 2000 para substituir a Convenção de Lomé de 1975.