home

Carlos César tranquiliza: “Não há risco para a saúde pública na Terceira”

Carlos César tranquiliza: “Não há risco para a saúde pública na Terceira”

O líder parlamentar do PS transmitiu hoje uma mensagem de tranquilidade aos habitantes da ilha Terceira, e à população portuguesa em geral, a propósito das notícias falsas sobre a contaminação dos solos da ilha, decorrentes do uso da base das Lajes pelos Estados Unidos.

Carlos César lamentou a reprodução de notícias inicialmente veiculadas por agências noticiosas russas, que davam conta de existência de um “paraíso tóxico” e de “uma ilha radioativa”, que “em parangonas se multiplicaram” internacionalmente e ao nível nacional, amplificadas por deputados que se alimentam de ‘fake news’. Para o socialista, que falava no programa de debate político semanal ‘Almoços Grátis’ da TSF, estas notícias para além de “falsas”, são “intencionalmente alarmistas”.

“Está a ser resolvido”

O presidente do PS e também deputado eleito pelos Açores resolveu trazer a matéria ao programa, apesar de se tratar de uma questão geograficamente circunscrita, por considerar o que se passou de uma gravidade extrema. Apesar de reconhecer que o “ problema que existe”, o socialista garantiu que “não representa qualquer risco imediato para a saúde pública, que não tem a dimensão que tem sido apregoada e que está a ser resolvido”. O líder parlamentar lembrou mesmo o estudo radiológico feito pelo Instituto Superior Técnico, que não identifica qualquer tipo de contaminação da ilha Terceira, e reforçou que o Centro de Oncologia dos Açores garantiu não haver maior incidência de cancro na Praia da Vitória do que no resto dos Açores.

Para Carlos César é importante, no entanto, “reiterar que o Estado português não só não deve prescindir de obrigar os Estados Unidos a assumirem sempre as suas responsabilidades no território em causa, como de assegurar diretamente a segurança e a saúde públicas”.