Cabeças de lista apresentados este mês
“É um trabalho que tem sido desenvolvido, de abertura, de chamar à participação aqueles que, querendo colaborar” com o PS, “têm apenas este requisito, o de que querer ajudar a construir soluções para o futuro dos Açores”, afirmou o líder socialista regional.
Vasco Cordeiro sublinhou que o partido está “naturalmente” aberto à integração de independentes, referindo que o PS “tem muito orgulho neste património de abertura à sociedade, à participação, quer de independentes, quer de açorianos que têm outra opção partidária”.
Sobre o processo de elaboração do Programa que os socialistas vão apresentar aos açorianos, o também presidente do Governo Regional realçou o contributo de muitos cidadãos independentes, referindo, a este propósito, a apresentação na passada semana do documento “A Força da Autonomia somos todos nós”, que recolheu diversos contributos da sociedade civil e no qual são elencados mais de 400 objetivos, estratégias e medidas.
Vasco Cordeiro fez questão de destacar “a posição central que as pessoas assumem neste processo” de construção do novo programa socialista para a região, exemplificando com as “políticas de qualificação e de formação do capital humano”, assim como “uma atenção permanente” aos cidadãos em situação de maior fragilidade.
A ligação entre o desenvolvimento económico e a coesão é outro dos aspetos programáticos do PS para a região destacado pelo líder socialista, que se recandidata à presidência do Governo regional.
“O que pretendemos é também colocar no nosso Programa de Governo este aspeto, não apenas da definição de medidas que possam impulsionar o crescimento económico, mas sobretudo essa preocupação de rentabilizar e potenciar aquilo que cada ilha pode dar de impulso a essas políticas de desenvolvimento económico”, acrescentou.
Vasco Cordeiro referiu ainda a necessidade de prosseguir na próxima legislatura o esforço de promover uma maior participação cívica na vida da região, incentivando “uma cidadania cada vez mais eficaz, mais interventiva, mais elucidada”.
As eleições legislativas regionais dos Açores realizam-se no próximo dia 16 de outubro. No último ato eleitoral, em outubro de 2012, o PS mereceu uma vez mais a confiança da maioria dos eleitores açorianos, elegendo 31 dos 57 lugares na Assembleia Legislativa.