Autonomia e investimento das autarquias tem a marca do PS
Na apresentação dos candidatos autárquicos do PS ao município de Penafiel, Ana Catarina Mendes lembrou que se deve ao Governo socialista que as autarquias tenham hoje uma maior autonomia financeira, sem a qual estas não seriam “responsáveis” por grande parte do investimento público em Portugal, cerca de 48%, e um dos grandes motores da “criação de emprego” no país.
A dirigente socialista respondeu desta forma às palavras do líder do PSD, de que os municípios estariam hoje melhor por ação do anterior Governo, considerando que é preciso “muita desfaçatez” para esquecer os cortes a que o Poder Local foi sujeito.
“Foram o PSD e o CDS os responsáveis pelo maior corte de transferências financeiras paras as autarquias locais”, recordou, sublinhando que “foi o Governo do PS que repôs 79 milhões de euros para as autarquias”.
Uma “desfaçatez” perante o país, apontou ainda Ana Catarina Mendes, também presente no que respeita à gestão dos fundos comunitários.
“Quando Passos Coelho diz que Portugal podia estar melhor se a gestão dos fundos comunitários fosse melhor”, referiu, esquece-se que “quando este Governo entrou em funções a execução era de 4 milhões e é hoje de 900 milhões de euros”, sustentou a Secretária-geral adjunta do PS.