home

Até sempre, camarada!

Até sempre, camarada!

O AS Digital está de luto. Deixou-nos este sábado o Castelo Branco, um dos membros da nossa equipa e jornalista decano do Acção Socialista, desde há mais de 30 anos. Perdemos, sobretudo, um companheiro e um grande, grande amigo de todas as horas.
Até sempre, camarada!

A ti, Castelo, retribuímos as palavras libertadoras de De Gaulle, com que o teu finíssimo sentido de humor tantas vezes nos brindava ao final do dia, e que tanto diziam de ti e do privilégio – nosso – em partilhá-las. Sabemos que ias gostar.

Até sempre, camarada!

Mensagem da Secretária-geral adjunta do Partido Socialista

Foi com profundo pesar que tomei conhecimento da morte do Castelo Branco, como todos o conhecíamos, que era para todos nós um exemplo de dedicação ao Partido Socialista, com as suas décadas de competência e de brio ao serviço do Acção Socialista, quer em papel, quer mais recentemente na sua versão digital.

Um pesar que se mistura com alguma incredulidade, apesar de o sabermos doente, porque o Castelo Branco – com uma reserva e uma discrição que eram suas imagens de marca – tinha atingido o estatuto da quase perenidade, e já quase fazia parte integrante da sede do Largo do Rato (alguns diriam, numa expressão que confesso não apreciar particularmente, que já fazia parte da “mobília”), testemunho privilegiado da História ímpar do nosso Partido, cuja “camisola” vestia como se fosse uma segunda pele, conhecendo e passando por sucessivas gerações de militantes e dirigentes. Era um de nós e como um de nós se manterá para todos os que puderam conhecê-lo.

Pesar, incredulidade, mas também uma imensa gratidão. Obrigado, José Carlos Castelo Branco, por tudo o que nos deste, por tudo o que fizeste por este grande Partido que é o nosso. Até sempre!

Ana Catarina Mendes