Arte em São Bento no dia da República
A partir desta sexta-feira e até final do ano, a residência oficial estará aberta ao público todos os domingos, apresentando cerca de meia centena de obras de artistas portugueses, provenientes do Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Coleção António Cachola, com curadoria de João Pinharanda.
A inauguração terá lugar às 15h00, num programa que inclui também um concerto da Orquestra Jazz de Évora nos jardins do palacete de São Bento.
Na sua segunda edição, a iniciativa “Arte em São Bento” propõe uma trajetória inédita por coleções portuguesas de arte contemporânea, em regime de rotatividade anual. Todos os anos, a 5 de Outubro, dia da Implantação da República, a residência oficial abre as suas portas a uma coleção diferente, com o objetivo de valorizar a cultura e garantir que o património cultural e artístico do país é celebrado e acessível a todos os cidadãos, de forma gratuita.
Nesta exposição, estarão patentes obras de Rosa Almeida, Sofia Areal, AnaMary Bilbao, Pedro Calapez, Fernando Calhau, Pedro Casqueiro, Paulo Catrica, Rui Chafes, Alexandre Conefrey, Gil Heitor Cortesão, José Pedro Croft, António Júlio Duarte, Dealmeida Esilva, Alexandre Farto (Vhils), Carla Filipe, Nuno Gil, Pedro Gomes, João Leonardo, José Loureiro, Ana Manso, Jorge Molder, Carlos Nogueira, Rodrigo Oliveira, Pedro Proença, João Queiroz, André Romão, Rui Sanches, Julião Sarmento, João Paulo Serafim, Rui Serra, Augusto Alves da Silva, Ana Vidigal e Xana.
Desde junho de 2016, os jardins do palacete estão também abertos à população todos os domingos, com entrada gratuita. A partir deste ano, o acesso do público estende-se às salas principais da residência, que poderão ser visitadas até final do ano, entre as 10h00 e as 17h00.