Aprovado projeto de Internet gratuita e livre de restrições para todos os europeus
Fica assim aberto o caminho para mais um decisivo passo no sentido da inclusão digital no espaço europeu, como salientou o parlamentar socialista.
“Independentemente do lugar onde viva ou quanto ganhe, cada europeu deve beneficiar da conectividade Wi-Fi”, afirmou o deputado, considerando também que “o acesso em banda larga de alta velocidade a serviços Wi-Fi livre de encargos e de restrições é a chave para a construção de uma União Digital, que não deixe ninguém para trás”.
Carlos Zorrinho destaca que o projeto-piloto WiFi4EU “pode apontar o melhor caminho para tornar efetiva a conectividade entre os cidadãos europeus. Por isso é importante desde o início garantir que este projeto é equilibrado geograficamente entre e dentro de Estados-Membros. Para isso contribuirá a criação de um sistema de autenticação único válido em toda a União Europeia e apto a promover a inclusão digital”.
Aprovado com 52 votos a favor e 7 contra, o relatório deverá ser agora agendado para votação em plenário na sessão de maio do Parlamento Europeu.
Para o projeto piloto, ”WiFi4EU”, no período entre 2017-2019, a Comissão Europeia propôs a disponibilização de 120 milhões de euros, verba que assegurará a instalação dos equipamentos Wi-Fi em espaços de acesso público, como parques, praças ou edifícios públicos, por toda a União Europeia.