home

António José Seguro no distrito de Viseu em defesa de uma agenda para o crescimento e emprego

António José Seguro no distrito de Viseu em defesa de uma agenda para o crescimento e emprego

António José Seguro, Secretário-geral do Partido Socialista, prossegue hoje o programa “As Pessoas Estão Primeiro” em Carregal do Sal, no distrito de Viseu.

No âmbito do programa “As pessoas estão primeiro” o Secretário-geral do Partido Socialista visita uma empresa exportadora ligada ao sector têxtil, a Euroralex, uma empresa com mais 700 trabalhadores (diretos e indiretos), com um volume de negócios superior a oito milhões de euros/ano e de grande importância para a região, cuja totalidade da produção é para exportação para marcas internacionais de renome. Uma empresa que, apesar do atual contexto económico, aumentou os salários dos seus trabalhadores, de forma a dinamizar a economia local, sendo o empresário Rogério Abrantes e a sua empresa“ um exemplo de responsabilidade social- afirmou o líder socialista.

Este sector, que há 20 anos era visto como estando em vias de extinção, está hoje dinâmico, servindo para ilustrar a capacidade dos portugueses de vencer os desafios.

Para António José Seguro, não falta aos portugueses capacidade empresarial e de trabalho, mas tem de haver políticas públicas que estimulem ainda mais essa capacidade, para o país sair da espiral recessiva em que se encontra.

Seguro exigiu uma política de seguros de crédito que voltem a funcionar e que “ajudem a tranquilizar e a normalizar as atividades das empresas; precisamos de um Estado facilitador e de reduzir os custos de contexto para que as empresas consigam dinamizar a sua atividade e gerar riqueza“.

Há em Portugal empresários que querem investir, precisamos de “políticas públicas de investimento e de apoio às empresas”- afirmou durante a visita.

O Secretário-geral do PS propõe o aumento do salário mínimo nacional no âmbito de uma concertação estratégica, tendo a certeza da disponibilidade dos parceiros sociais assim como de muitos dos empresários portugueses que recomendam o aumento do salário mínimo nacional, para terem a garantia de que haverá poder de compra para escoar o que produzem.

O PS defende uma alternativa credível que devolva a esperança aos portugueses e que aposte no crescimento da economia portuguesa, que sustentadamente reequilibre a balança de bens e serviços e reduza as necessidades de financiamento externo do país, bem como crie novos postos de trabalho qualificados e devidamente remunerados.

Com a agenda para o crescimento e emprego, o Secretário-geral do PS defende o fomento das exportações, através dos reembolsos do IVA atempados, dos estímulos fiscais à exportação com revisão do DL 250/2009; da utilização da recapitalização da banca para financiamento de sectores transacionáveis e do reforço dos instrumentos de seguro de crédito à exportação e de pré-financiamento das exportações.

Mobilizar e motivar os portugueses – é esta a agenda socialista na defesa dos interesses de Portugal e dos portugueses.