home

António Guterres recebe prémio direitos humanos 2016

António Guterres recebe prémio direitos humanos 2016

A Assembleia da República vai entregar a António Guterres o Prémio Direitos Humanos 2016, em cerimónia que decorrerá no próximo dia 23 de dezembro, às 12h30, na Sala do Senado, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se assinalou no dia 10 do presente mês.
António Guterres recebe amanhã Prémio Direitos Humanos

A atribuição do prémio foi anunciada no passado mês de outubro, pelo presidente da Assembleia da República (AR), Eduardo Ferro Rodrigues, distinguindo o futuro secretário-geral da ONU pelo seu “trabalho desenvolvido na defesa dos direitos humanos, nomeadamente no desempenho das funções de Alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), entre 2005 e 2015”.

Segundo assinalou na altura o presidente da AR, “o desempenho de António Guterres como ACNUR é merecedor dos mais rasgados elogios”, congratulando-se “pela decisão tomada”. “António Guterres é o homem certo, no tempo certo, no lugar certo”, vincou Eduardo Ferro Rodrigues.

O prémio Direitos Humanos foi instituído pela Assembleia da República por Resolução de 10 de dezembro de 1998.

A atribuição a António Guterres da edição deste ano do Prémio Direitos Humanos foi decidida por unanimidade entre um júri composto pelos deputados da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.