António Costa visita Chipre e participa na cimeira do Sul da Europa
A visita inicia-se na manhã de terça-feira, com António Costa a ser recebido no Palácio Presidencial pelo chefe de Estado cipriota, Nicos Anastasiades, numa cerimónia em que deporá uma coroa de flores junto à estátua de Makarios III, o primeiro Presidente da República de Chipre. O líder do Executivo português, que estará acompanhado pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, terá ainda um encontro com o presidente do parlamento de Chipre, Demetris Syllouris.
Cimeira do Sul da Europa com migrações e reforma do euro na agenda
Na parte da tarde, António Costa participará na V Cimeira dos Países do Sul da Europa, tendo na agenda as questões das migrações e da reforma do euro.
Na cimeira de Nicósia estarão presentes, além de António Costa, os chefes de Estado e de Governo da França, Emmanuel Macron, de Itália, Giuseppe Conte, de Espanha, Pedro Sánchez, da Grécia, Alexis Tsipras, de Chipre, Nicos Anastasiades, e de Malta, Joseph Muscat.
Recorde-se que na última cimeira, realizada no ano passado em Roma, os sete Estados-membros do Sul da Europa assinaram uma declaração conjunta defendendo uma política comum em torno dos fluxos migratórios e comprometendo-se em abordar as causas do fenómeno, em estreita cooperação com os países de origem, considerando que este constitui um dos “desafios fundamentais” da Europa nos próximos anos.