António Costa destaca momento para “reafirmar força da União Europeia”
António Costa deslocou-se a Berlim na quarta-feira, onde manteve um encontro de trabalho com a chanceler alemã, Angela Merkel, ocasião para os dois governantes aprofundarem as relações bilaterais e discutirem alguns dos temas prementes que dominam a política europeia e internacional.
Numa conferência de imprensa conjunta antes do encontro, António Costa frisou que este é um “momento muito importante” para os dois países, “mas também para a Europa”.
“Um momento onde, mais uma vez, seja pela pandemia do coronavírus, seja pela crise migratória, seja pelos desafios globais que se colocam às nossas economias, mais do que nunca, é importante reafirmar a força da União Europeia”, salientou, sem deixar de destacar a importância decisiva da aprovação do próximo quadro financeiro plurianual.
“É fundamental que os diferentes estados membros procurem trabalhar em conjunto, de forma a podermos concretizar aquilo que é uma agenda muito ambiciosa, aprovada pelo Conselho, o programa de uma nova Comissão, liderada por Ursula von der Leyen, e temos de criar condições para que possa concretizar bem o seu mandato”, concretizou.
Na breve declaração conjunta, a chanceler alemã salientou ainda a importância de Portugal e Alemanha se “articularem” para “melhor preparar” a presidência conjunta da União Europeia que começa em julho.
Temas como as perspetivas financeiras e a preparação do Conselho Europeu, em que serão abordados temas como a digitalização, foram alguns dos tópicos destacados pelos dois governantes.