home

António Costa assinala 30 anos de política de coesão europeia

António Costa assinala 30 anos de política de coesão europeia

O primeiro-ministro português participa esta quarta-feira, em Bruxelas, num debate promovido pelo canal televisivo Euronews sobre os 30 anos de política de coesão na União Europeia, a convite da comissária europeia de Política Regional, Corina Cretu.
António Costa assinala 30 anos de política de coesão europeia

António Costa, que permanecerá em Bruxelas para a reunião do Conselho Europeu, na quinta e sexta-feira, é um dos convidados de honra do evento – intitulado “Política de coesão – 30 anos de Sucesso, Passado e Presente” -, a par, entre outros, do presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, e de antigos comissários responsáveis pela política de coesão.

Este é, aliás, um tema que António Costa tem vindo a colocar no centro da agenda do debate europeu, tendo defendido recentemente, em Bruxelas, que a política de coesão “é a política que mais tem contribuído para a unidade na diversidade europeia” e à qual se deve, também, “grande parte” do sucesso da União Europeia.

O impacto determinante da política de coesão em Portugal e a necessidade de preservar, no futuro quadro financeiro plurianual, o instrumento que melhor garante a convergência entre os Estados-membros da União, são duas ideias-chave que vão ao encontro da mensagem que o líder socialista tem insistido em sublinhar.

Conselho Europeu nos dias 22 e 23

António Costa irá permanecer em Bruxelas até sexta-feira para participar nos trabalhos do Conselho Europeu, onde o emprego, o crescimento e a competitividade, a economia digital, a política externa e a preparação da futura cimeira UE-Balcãs Ocidentais serão temas em destaque.

Também Mário Centeno irá marcar presença nesta “cimeira da primavera”, na qualidade de presidente do Eurogrupo, informando os chefes de Estado e de Governo sobre o trabalho em curso em torno da União Bancária, e participando depois na “cimeira do euro”, que contempla um debate sobre o desenvolvimento a longo prazo da União Económica e Monetária, incluindo propostas nas dimensões orçamental e económica.