António Costa apresentou prioridades aos embaixadores da União Europeia
Após a reunião, que decorreu por videoconferência, António Costa salientou, como uma primeira prioridade, que o objetivo da presidência portuguesa é promover uma recuperação económica e social assente, com particular ênfase, nos eixos das “transições climática e digital”.
O líder socialista destacou depois “o desenvolvimento do pilar social da União Europeia”, tema que será objeto de uma cimeira informal de chefes de Estado e de Governo no Porto, em maio, “enquanto base de confiança” de que esta dupla transição climática e digital “não deixará ninguém para trás”.
O Pilar Europeu dos Direitos Sociais, refira-se, vai estar na primeira linha das prioridades da presidência portuguesa da União Europeia, que tem início a 1 de janeiro e que se prolongará pelo primeiro semestre do próximo ano.
Ainda na sua mensagem sobre o encontro, o líder do Executivo referiu ter transmitido aos embaixadores dos Estados-membros uma terceira prioridade que marcará a presidência portuguesa, assente no desafio do “reforço da autonomia estratégica” da União Europeia, sempre na lógica de “uma Europa aberta ao mundo”.