António Costa anuncia linha de 30ME para programação cultural
O anúncio foi feito no final de uma reunião com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), tendo o líder do Executivo socialista realçado que se trata de uma medida que “é fundamental para o setor da cultura”, fortemente atingido pela crise provocada pela pandemia de Covid-19, permitindo aos municípios, que são “dos maiores investidores de cultura no país”, organizar um conjunto de atividades de reanimação do setor durante o período do verão.
“Neste verão, não é possível realizar festivais, mas é possível realizar em segurança espetáculos de música, por exemplo, quer ao ar livre quer em espaço coberto”, salientou.
Na reunião desta sexta-feira, adiantou António Costa foi também discutido com os municípios como se pode acelerar a execução de cerca de 1.500 milhões de euros de fundos comunitários ainda por executar e como poderão ser aplicados os cerca de 300 milhões de euros que “é possível obter do quadro da reprogramação dos fundos comunitários já existentes”.
Os municípios, salientou o líder do Governo, “são os agentes do Estado com melhores condições para realizar investimentos de maior proximidade que dinamizam a economia local e com maior eficiência”.