Ano letivo arranca com mais investimento na escola pública
Acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o líder do Executivo socialista reafirmou o compromisso do Governo na recuperação do investimento prioritário nas condições para a promoção do sucesso educativo, que considerou como a “chave para o futuro” dos portugueses e do país.
“Para além da excelência do corpo docente, queremos ter cada vez mais escolas com melhores equipamentos e recursos, para que alunos tenham as ferramentas que garantam o seu futuro”, sublinhou.
Assinalando a abertura do ano letivo 2018/19, António Costa destacou ainda, como exemplos do investimento na escola pública, a criação de mais cinco mil vagas no ensino pré-escolar e “duas novidades”: a redução do número de alunos por turma e o processo de autonomia e flexibilização curricular.
As escolas visitadas foram requalificadas ao abrigo de acordos assinados entre o Governo e os dois municípios do distrito de Viana do Castelo, inserindo-se nas mais de duas centenas de escolas dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário em reabilitação, de norte a sul do país, no âmbito do programa Portugal 2020.
Melgaço e Paredes de Coura integram o primeiro grupo de autarquias que, em 12 de setembro de 2016, celebrou este conjunto de investimentos, que destinou, respetivamente, 1,2 milhões de euros e 2,1 milhões de euros à requalificação dos dois equipamentos.