home

Ana Catarina Mendes destaca papel estratégico de Portugal

Ana Catarina Mendes destaca papel estratégico de Portugal

A Secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, enalteceu em Pequim a abertura da China ao mundo e considerou que Portugal pode assumir um papel estratégico na iniciativa «Rota da Seda do Século XXI».
Ana Catarina Mendes destaca papel estratégico de Portugal

A dirigente socialista esteve presente na capital chinesa, onde participou no V Fórum de Alto Nível China-Europa, sublinhando a importância do reforço das relações de cooperação da Europa, e de Portugal em particular, com o parceiro estratégico asiático.

Sobre as relações entre a China e a União Europeia (UE), Ana Catarina Mendes defendeu que as relações entre a China e a União Europa, com algumas divergências pontuais, apresentam “um saldo que nos últimos anos é positivo”, destacando também o interesse que Pequim tem vindo a consolidar sobre a importância estratégica do nosso país no espaço europeu.

“Se olharmos para o investimento chinês no Porto de Sines, é sinal de que não somos apenas um retângulo que está na ponta da Europa”, afirmou, reforçando que “o papel estratégico de Portugal na ligação com a Europa e com o mundo” poderá revelar-se um instrumento fundamental para a iniciativa chinesa «Rota da Seda do Século XXI».

Esta iniciativa consiste num plano de infraestruturas de enorme dimensão, que pretende reativar a antiga Rota da Seda entre a China e a Europa através da Ásia Central, África e sudeste Asiático.

O plano inclui a construção de uma malha ferroviária de alta velocidade entre a China e a Europa, que vai abranger 65 países e 4,4 mil milhões de pessoas, segundo Pequim.

Falando à margem da cimeira, Ana Catarina Mendes enalteceu ainda as “boas relações” entre o Partido Socialista e o Partido Comunista Chinês, “quer quando o PS está na oposição, quer quando o PS está no poder” em Portugal. “Há uma certa deferência connosco”, realçou a dirigente socialista.