home

“A Maior Lição do Mundo”

“A Maior Lição do Mundo”

Os alunos do agrupamento escolar de Caneças, em Odivelas, vão participar e dinamizar amanhã, dia 22, a primeira “Maior Lição do Mundo” do ano letivo 2017/2018, uma iniciativa que desafia todos os alunos, do pré-escolar ao secundário, a debater e expressar o direito universal à educação e que terá a presença e participação do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
“A Maior Lição do Mundo”

“A Maior Lição do Mundo”, que vai na terceira edição, é uma iniciativa internacional promovida pelo Projeto Todos em colaboração com a UNICEF, com o apoio da UNESCO e de diversas organizações não-governamentais, que no ano de 2016 envolveu 2,1 milhões de alunos, 65 mil escolas e 58 mil professores de 79 países.

Este ano letivo, em Portugal, o desafio lançado a todos os alunos é para que pensem e discutam a importância da educação como um direito de todos os cidadãos do mundo – a “Educação de Qualidade” é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Esta sexta-feira, pelas 10h00, os alunos desta escola do concelho de Odivelas tomam a dianteira da iniciativa e vão exemplificar como o trabalho poderá ser feito ao longo do ano. O “professor” desta “aula especial” será o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que dará espaço ao debate, à troca de ideias, ou seja, ao trabalho de grupo, que lhe será apresentado pelos estudantes de todos os ciclos de ensino – do pré-escolar ao ensino secundário.

Com o objetivo de apostar na partilha de boas práticas educativas, esta sessão vai ser transmitida para todas as escolas do país, através do sítio da Direção-Geral da Educação – em http://dge.mec.pt/videodifusao.