home

O Governo não aprende

O Governo não aprende

O Partido Socialista está “preocupado” com a possibilidade de novo aumento de impostos, admitida por Passos Coelho, e alerta que a economia nacional “está a caminho da estagnação”.

O deputado do PS Pedro Marques mostrou-se “preocupado” com as declarações do primeiro-ministro, que admitiu a possibilidade de uma nova subida de impostos no caso de nova decisão de inconstitucionalidade: “Ficámos sobretudo muito preocupados, porque o Governo não aprende. Porque, em 2013, não substituiu as medidas declaradas inconstitucionais por outros cortes ou aumentos de impostos e os resultados na economia e no défice foram melhores por não terem sido tomadas novas medidas de austeridade”.

Pedro Marques lembrou que já este ano, “à primeira decisão do Tribunal Constitucional”, o Executivo optou por um “aumento de impostos para os pensionistas”. Agora, acrescentou, “para uma nova decisão que eventualmente se adivinha, o primeiro-ministro já promete mais aumento de impostos para os portugueses. Assim não vamos lá”.

O deputado socialista referiu, também, que o Governo está a considerar como “muito positivos” os dados divulgados hoje sobre o desemprego, mas, na verdade, os “indicadores são preocupantes e a economia está a caminho da estagnação”.

O deputado explicou que o “emprego caiu em mais de 40 mil postos de trabalho no primeiro trimestre, em relação ao final do ano passado, e a redução da taxa de desemprego a que se referirão certamente os partidos da maioria tem apenas uma explicação: uma queda brutal da população ativa”. “Há mais 60 mil pessoas que infelizmente deixaram de procurar trabalho ou emigraram apenas num trimestre”, sublinhou.