home

A economia do mar é uma oportunidade que temos de aproveitar

A economia do mar é uma oportunidade que temos de aproveitar

António Costa afirmou que a economia do mar “é hoje uma grande oportunidade que temos para crescer e criar emprego”.

O secretário-geral do PS esteve hoje em Olhão, Vila Real de Santo Antonio e Faro, tendo visitado várias empresas que fazem do mar o seu negócio, desde a produção de embarcações, até à industria da pesca e da aquacultura. Num almoço de trabalho reuniu com vários empresários ligados à indústria do mar e em Faro teve a oportunidade de visitar o Centro de Ciências do Mar, na Estação Marinha do Ramalhete, e de reunir com investigadores e cientistas ligados ao estudo do mar.

Num país onde “97% do nosso território nacional é mar”, temos de ter os mecanismos financeiros e uma melhor organização “para apoiar o desenvolvimento desta industria“.

“O mar não pode ser simplesmente uma secretaria de Estado e um ministério setorial, tem que ser algo que seja transversal ao conjunto do Governo, porque o mar começa na defesa nacional, passa pela ciência, passa pela pesca, pelo aproveitamento energético, pelo turismo, por isso tem que ser transversal a todo o Governo”, afirmou, frisando que “é preciso que haja um responsável político dedicado exclusivamente ao mar”, explicou.

A economia do mar faz parte do programa do PS como forma de apoiar as pessoas, com um enorme potencial para criar emprego, criar riqueza e criar conhecimento.

A economia do mar tem deixar de aparecer apenas nos discursos e tem de passar a ser uma “prioridade efetiva”.

“O país tem hoje uma estratégia nacional para os assuntos do mar e essa estratégia nacional tem de ser passada à prática. Isto implica mobilizar o conjunto dos recursos.”

O mar “já nos serviu para descobrirmos mundos, mas temos ainda imenso mundo para descobrir no nosso mar”.