home

Governo promove Prémio Gandhi

Governo promove Prémio Gandhi

O Governo vai lançar o Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania. A iniciativa, anunciada pelo primeiro-ministro, António Costa, por ocasião da sua recente visita oficial à Índia, é enquadrada pela Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, com o envolvimento das escolas, inspirando-se no pensamento e no legado de Mahatma Gandhi, do qual se comemora este ano o 150º aniversário do seu nascimento.
Governo promove Prémio Gandhi

O prémio, que terá periodicidade anual, incidirá na sua primeira edição, de acordo com o Ministério da Educação, sobre os princípios éticos para o bem-estar animal.

No âmbito das prioridades definidas no seu programa para a área da educação, o XXI Governo criou, em 2017, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), implementada, a partir do ano letivo de 2017/2018, nas escolas públicas e privadas que integram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, visando a construção sólida da formação humanística dos alunos, no respeito pelos valores democráticos e pelos direitos humanos, para o exercício de uma cidadania ativa e esclarecida ao longo da vida.

Com o Prémio Gandhi, Portugal espera, nas palavras de António Costa, citadas pelo Ministério da Educação, não só “honrar um grande homem”, mas também “conduzir as suas ideias para um futuro melhor, assente na esperança e na dignidade para todos”.