home

PS quer Ministério Público a investigar envolvimento do PSD em campanha de perfis falsos

PS quer Ministério Público a investigar envolvimento do PSD em campanha de perfis falsos

A direção da bancada do PS espera, "a todo o momento", "diligências do Ministério Público" que esclareçam a história contada este sábado [11 de maio] na manchete do ‘Dário de Notícias’ (DN).
PS quer Ministério Público a investigar envolvimento do PSD em campanha de perfis falsos

Em causa está a investigação que revela a criação de dezoito contas falsas nos últimos meses com ligações evidentes a quatro militantes do PSD de Lisboa. Envolvidos estão o recém-contratado consultor de redes sociais do partido, o seu pai e dois dos seus apoiantes mais próximos.

“É, tudo o indica, mais um escândalo e mais uma das vergonhas do alegado banho de ética do PSD de Rui Rio”, reagiu o líder parlamentar do PS, Carlos César.

Nestas contas é feito um ataque cerrado ao Governo, atribuem-se falhas de “caráter” e informações falsas a António Costa e a Carlos César, entre outros socialistas.

O presidente do PS e líder da bancada parlamentar socialista encarregou um grupo de trabalho interno na bancada para estudar queixas a apresentar à Entidade Reguladora da Comunicação Social e à Comissão Nacional de Eleições.

Segundo o DN, militantes do PSD criaram dezoito contas falsas nas redes sociais nos últimos meses, que são a base de um plano de propaganda eleitoral sem regras. “No Twitter há uma ligação evidente. Quatro militantes do PSD de Lisboa – o consultor contratado há seis meses para trabalhar nas redes sociais do partido, Rodrigo Gonçalves, o seu pai, Daniel Gonçalves, e dois dos seus apoiantes mais próximos – são as únicas figuras reais a interagir com estes perfis falsos. Ou seja, mais ninguém, além deste grupo, faz “gostos” ou partilha o que estas contas publicam”, lê-se.

Escreve ainda o jornal que a mensagem é clara: um ataque cerrado ao governo, ao candidato Pedro Marques, e a outras figuras do PS (como Carlos César) – a quem são atribuídas más intenções, falhas de “caráter” e, em muitos casos, simples mentiras – e, ao mesmo tempo, um elogio constante ao PSD, a Rui Rio, a Paulo Rangel, ao desempenho da comunicação do partido nas redes sociais e ao consultor da direção Rodrigo Gonçalves. “Está lá tudo o que marcou os últimos dois meses, do caso dos familiares de membros do governo contratados para tarefas públicas à crise desencadeada pela contagem do tempo de serviço dos professores”, denuncia o DN.

Todas estas contas terão sido criadas na mesma altura, no início de março deste ano. Todas publicam exatamente as mesmas histórias, com poucos minutos de intervalo. Todas usam a mesma palavra-chave e todas têm como únicos seguidores figuras do PSD.