home

Portugal reitera ambição de liderar área do digital até 2030

Portugal reitera ambição de liderar área do digital até 2030

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, reiterou ontem, em Bruxelas, a ambição de Portugal alcançar, no horizonte até 2030, uma posição de liderança europeia na área do digital, destacando, neste campo, a importância da “Iniciativa Nacional Competências Digitais”.
Portugal reitera ambição de liderar área do digital até 2030

Falando à margem do Digital Day 2018, iniciativa organizada pela Comissão Europeia no âmbito da presidência búlgara da União Europeia, Manuel Heitor reforçou que Portugal tem “claras ambições” de, até 2030, liderar nesta área de conhecimento.
“É no contexto de valorizar o digital em Portugal que só faz sentido estarmos constantemente inseridos nas redes europeias para melhor podermos criar empregos, ao mesmo tempo que valorizamos o conhecimento na área do digital”, salientou.
Para Manuel Heitor, o grande desafio que a Europa enfrenta é “olhar para o digital como uma oportunidade para a coesão e a competitividade”.
“E juntar coesão e competitividade na Europa nem sempre tem sido comum. A questão crítica é como, através das tecnologias digitais, podemos olhar simultaneamente para mais competitividade, com mais financiamento para o desenvolvimento empresarial, mas ao mesmo tempo não deixando ninguém de fora”, apontou.
A “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030” traduz esta ambição nacional, preconizando uma estratégia para o desenvolvimento digital do país, que pretende posicionar Portugal no grupo de países europeus de topo em matéria de competências digitais até 2030.
O ministro, que participou em um dos painéis da iniciativa, intitulado “Digital Day one year after: investing together in the future”, subscreveu em Bruxelas três “importantes” declarações nesta área, enaltecendo ainda o lançamento de novos programas, nomeadamente o programa VentureEU, que permite “financiar pequenas e médias empresas que podem ter acesso a novos mercados”, ou o reforço do investimento na área da inteligência artificial.
Manuel Heitor considerou também que é possível materializar a ideia de mercado único digital na União Europeia, assim todos os Estados-membros encarem a necessidade do desenvolvimento de competências nesta área.
“Por isso é que em Portugal estamos a dar especial ênfase à ‘Iniciativa Nacional Competências Digitais’”, frisou.

Recolocar a Europa na linha da frente em investigação e saúde
Também presente na iniciativa de Bruxelas, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, enalteceu o “passo em frente” que está a ser dado para que a Europa retome a liderança mundial em termos de inovação e desenvolvimento.
“É um dia que marca um passo em frente na consciencialização da política, dos políticos e da Comissão Europeia, mas também dos Estados-membros, para que a Europa rapidamente retome um papel de liderança mundial em termos de inovação e desenvolvimento”, referiu o governante.
“Eu creio que a Europa está consciente que a próxima década é a década do conhecimento, da inovação e da transformação digital e não há margem para que os europeus e a Europa fiquem para trás”, acrescentou.
Adalberto Campos Fernandes destacou ainda o papel da transformação digital na área da saúde, destacando que os novos meios de acesso ao conhecimento podem ajudar a contribuir para “uma maior sustentabilidade dos sistemas de saúde em toda a Europa”.