home

SNS reforçado com mil profissionais desde outubro

SNS reforçado com mil profissionais desde outubro

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, revelou ontem no Parlamento, durante o debate agendado pelo PCP, que o Serviço Nacional de Saúde foi reforçado, desde outubro, com o recrutamento de cerca de mil profissionais, entre médicos, enfermeiros e assistentes, tendo em particular atenção os planos de contingência do inverno e da gripe.
SNS reforçado com mil profissionais desde outubro

O governante referiu que destes profissionais contratados a termo, cerca de 200 são médicos, 500 são enfermeiros e 300 são assistentes operacionais.

No debate com os deputados, Adalberto Campos Fernandes salientou o esforço que o Executivo socialista tem desenvolvido nos dois últimos anos para dotar o SNS dos recursos humanos necessários, destacando que durante este período foram contratados mais seis mil profissionais de saúde, observando-se ainda o indicador positivo de que o número de médicos portugueses a emigrar “é o mais baixo dos últimos anos”, invertendo o ciclo do passado recente.

Concurso para médicos de especialidade avança em breve

O ministro da Saúde adiantou ainda no Parlamento que será lançado “dentro de dias” o concurso para os médicos recém-especialistas que concluíram o internato nos períodos de abril e outubro último.

Adalberto Campos Fernandes explicou que o Governo decidiu fazer a junção das duas fases da conclusão da especialidade e “lançar dentro de dias” o concurso para que estes médicos, que já “estão a trabalhar e estão no sistema”, possam fazê-lo na respetiva especialidade.

Maior número de sempre de jovens médicos em formação

No início do ano, o Ministério da Saúde tinha já avançado que durante o mês de janeiro quase 4 mil médicos vão iniciar funções nas instituições do SNS – 2179 médicos internos do ano comum e 1758 médicos internos de formação específica, num total de 3937 ingressos -, o que representa o maior número de sempre de jovens médicos em formação, que serão a base do futuro do SNS.