home

Pedro Coelho

O Partido Socialista expressa o seu profundo pesar pela notícia do falecimento do nosso camarada Pedro Amadeu Santos Coelho, fundador e militante número 13 do PS.

Eleito deputado constituinte nas primeiras eleições democráticas realizadas em Portugal depois do 25 de Abril, Pedro Coelho foi sempre alguém umbilicalmente ligado aos valores da democracia e do humanismo, quer na sua carreira política, como dirigente do PS, deputado e membro de governos, quer como administrador de empresas e até como dirigente desportivo, tendo desempenhado as mais diversas funções com enorme dedicação e reconhecida competência.

O Partido Socialista apresenta as suas mais sentidas condolências à família do nosso camarada Pedro Coelho e aos seus amigos, associando-se à perda por todos sofrida.

Em homenagem ao fundador do Partido Socialista agora desaparecido, a bandeira do Partido esteve colocada a meia-haste na sede nacional durante todo o dia de hoje.

Fundador do PS, Pedro Coelho, que contava 75 anos, era licenciado em Engenharia Química pelo IST, com formação em Farmácia da UCL. Esteve em todas as lutas do PS antes e depois do 25 de Abril.

Figura destacada da oposição democrática à Ditadura do Estado Novo, Pedro Coelho desde muito cedo se guiou pelos valores da liberdade, igualdade e fraternidade na sua ação política. Integrou todos os órgãos nacionais do PS. Foi secretário de Estado da Emigração (1974-1975) e secretário de Estado das Pescas (1975-1978) e deputado em várias legislaturas.

De uma extensa lista de empresas por onde se fez o seu percurso profissional, destaca-se a Tabaqueira, E.P., (1984 a 1988), onde foi vice-presidente e presidente; a Telefónica – Sistemas de Portugal, do Grupo Telefónica de Espanha, vice- presidente de 1994 a 1998; De 2000 a 2002 foi membro da Comissão Executiva e do C.A. da Portugal Telecom. No associativismo desportivo foi dirigente do Club Internacional de Foot-Ball; presidente da Associação de Ténis de Lisboa e da FPT – Federação Portuguesa de Ténis e membro do Conselho Superior do Desporto.