home

Segurança e eficácia das vacinas que vão chegar a Portugal estão comprovadas

Segurança e eficácia das vacinas que vão chegar a Portugal estão comprovadas

A deputada do Partido Socialista Maria Antónia de Almeida Santos revelou hoje que, “em princípio, vão chegar a Portugal seis vacinas” contra a doença de Covid-19, todas elas com um nível de “segurança muito grande”, e sublinhou que o pico da segunda vaga da doença em Portugal já foi atingido em novembro.

A também presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, que falava aos jornalistas no final da reunião desta manhã no Infarmed, divulgou que os peritos garantiram que os portugueses “não precisam ter medo”, uma vez que “a segurança e a eficácia das vacinas está comprovada”.

“Apesar de os testes e os ensaios das vacinas terem sido feitos em um décimo do tempo, nunca saltaram nenhuma fase e, portanto, a segurança e a eficácia estiveram sempre presentes”, declarou a socialista.

“Os benefícios de uma imunidade através da vacina sobrepõem-se aos riscos da não vacinação”, logo “é preciso reforçar a confiança” da população nas vacinas, defendeu Maria Antónia de Almeida Santos.

A socialista admitiu que saiu desta reunião “com uma esperança diferente, visto que a situação epidemiológica que nos traçaram foi ligeiramente diferente, com boas notícias”. Para além da informação sobre as vacinas, foi divulgado que o pico da segunda vaga da pandemia já foi atingido entre 19 e 25 de novembro, “portanto a incidência está a decrescer”.

Pode-se concluir que “o esforço que todos os portugueses andam a fazer tem tido significado e tem tido resultados” positivos, congratulou-se a deputada do PS, não descartando que “é um esforço que nos limita e que tem consequências para as nossas vidas”.

Em nome do Partido Socialista, Maria Antónia de Almeida Santos agradeceu “o trabalho inexcedível que a comunidade científica – o grupo de peritos – tem realizado ao longo de toda esta pandemia, e que vai continuar a trabalhar para melhorar a evidência científica e ajudar os políticos a tomar as decisões certas baseadas na ciência”.