home

OE 2020: Ana Catarina Mendes considera voto contra do PSD motivado por disputa interna

OE 2020: Ana Catarina Mendes considera voto contra do PSD motivado por disputa interna

A Presidente do Grupo Parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, acusou hoje o líder do PSD de falar para a disputa interna do próprio partido, ao anunciar o voto contra o Orçamento do Estado para 2020 sem apresentar qualquer proposta aos portugueses, garantindo que quem perde é o país.

“O presidente do PSD apresentou sete razões para votar contra o Orçamento de Estado, mas há uma oitava e real razão pela qual não quer votar esta proposta de Orçamento do Estado, porque falou para dento do seu próprio partido, para a disputa interna e para os seus adversários. Rui Rio anunciou o voto contra aos seus adversários”, afirmou a líder parlamentar do PS.

“A verdade é que ao longo de quatro anos o PSD nunca votou a favor dos orçamentos que repuseram rendimentos, que repuseram salários, que aumentaram as pensões, que criaram emprego, que baixaram impostos. Nunca o PSD esteve ao lado desta agenda progressista”, acusou.

Para Ana Catarina Mendes, “não é de espantar que num clima de eleições internas o PSD volte, mais uma vez, num quinto orçamento apresentado pelo Partido Socialista” a votar contra o que é um “excelente orçamento”.

E elencou algumas das medidas que considera distintivas do documento que verdadeiramente põe em execução políticas de reforço do investimento público e da melhoria das condições de vida das famílias e das empresas, como o aumento das verbas para o Serviço Nacional de Saúde, a atualização anual dos salários na Função Pública e o investimento tanto na ferrovia, como nas escolas e hospitais.

“Por isso mesmo, não é de estranhar que neste clima de eleição interna, o PSD, e o Dr. Rui Rio, se tenha esquecido de falar aos portugueses, que tenha apresentado uma proposta sequer que fosse aos portugueses, mas que tenha falado para os seus adversários internos, e isso é pena porque é o país que perde”, lamentou.