Investimento no país é a “melhor notícia” numa semana de boas notícias para Portugal
“AGENDA MAIS CRESCIMENTO” ARRANCOU COM NOVO PROJETO DA RENAULT EM CACIA
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que o anúncio do investimento da multinacional francesa Renault na fábrica de Cacia, em Aveiro, no valor de 100 milhões de euros e prevendo a criação de mais 150 postos de trabalho, “foi a melhor notícia” que poderia ser recebida numa semana de boas notícias para o país.
“O crescimento da economia portuguesa acelerou. A Comissão Europeia aprovou o Orçamento do Estado para 2017 e pôs fim ao processo de sanções e anunciou ainda a nossa próxima saída do procedimento de défice excessivo. Numa semana com tão boas notícias, a melhor é mesmo esta, porque confirma que temos estado a fazer bem e temos de continuar a trabalhar para fazer melhor”, declarou o primeiro-ministro.
A visita do chefe do Governo à fábrica de Caia da Renault marcou o arranque da iniciativa “Agenda mais crescimento”, que nos próximos meses levará António Costa a realizar um périplo por várias empresas de todo o país que se destacam pela inovação dos seus projetos de investimento.
António Costa fez questão de felicitar a administração da multinacional e a comissão de trabalhadores pelo acordo de empresa que alcançaram, que considerou ter sido “fundamental” para permitir que este investimento na modernização da unidade de Cacia fosse possível. Um acordo, que vai vigorar nos próximos quatro anos, e que o primeiro-ministro sublinhou ser um exemplo de criação de “condições de estabilidade e segurança para quem quer investir, e também de confiança e segurança para quem trabalha”.
“Não há nada pior para a produtividade de uma empresa do que a instabilidade e a precariedade de quem trabalha. Só quem tem confiança na empresa em que trabalha veste a camisola e sente a empresa como sua”, acrescentou.
António Costa reafirmou depois o compromisso do Governo “de continuar a desenvolver políticas públicas que favorecem o crescimento da economia, que investem na educação e na formação ao longo da vida, na ciência e na inovação, como fundamentais para a sociedade do conhecimento”.
O investimento hoje anunciado pela Renault Cacia, que implica a produção de componentes de nova geração, vai permitir assegurar a laboração da fábrica por vários anos e a criação de mais 150 postos de trabalho, além dos 1200 já existentes na unidade do distrito de Aveiro.
A “Agenda Mais Crescimento”, que teve hoje início com a visita à Renault Cacia, é uma iniciativa orientada para o relançamento da economia e a promoção do investimento, que levará António Costa a dedicar, ao longo dos próximos meses, pelo menos um dia de cada semana da sua agenda pública ao contacto direto com as empresas, em todo o território do país, oferecendo um novo impulso à promoção dos produtos e serviços nacionais, quer ao nível do financiamento e investimento, quer ao nível da inovação, empreendedorismo e competitividade.