home

Promover a Saúde, defender o SNS

Promover a Saúde, defender o SNS

A vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, Luísa Salgueiro, considerou “imperioso inverter o rumo” dos últimos anos e promover políticas que defendam e valorizem o serviço público de saúde. “Herdámos uma situação de pré-ruptura de muitos serviços com duas marcas bem claras: por um lado o enfraquecimento do sector público em benefício do privado e por outro o aumento das desigualdades sociais, dificultando o acesso aos serviços às camadas mais vulneráveis da população”, sustentou a deputada ao intervir no debate parlamentar sobre políticas de saúde.

O Governo do PS “voltou a colocar o cidadão no centro do sistema e retomou a matriz ideológica, mantendo o SNS como um serviço acessível a todos, independentemente da sua condição social e económica”, sublinhou a deputada.

 

 

Redução das taxas moderadoras, reintrodução da isenção do pagamento para grupos especiais como os dadores de sangue, criação do Conselho Nacional de Saúde, introdução do livre acesso a unidades hospitalares, adoção de medidas que possibilitam o regresso de médicos aposentados e a criação da rede nacional dos Centros de Referência Hospitalar foram alguns exemplos apontados. “Estamos confiantes que este Governo até ao final da legislatura será capaz de garantir a todos, e de forma sustentável, os serviços de qualidade do serviço público de saúde de que todos nos orgulhamos”, assegurou Luísa Salgueiro.

A deputada desafiou ainda PSD e CDS-PP a “ouvir os conselhos do Senhor Presidente da República, juntando-se a nós nesse trabalho de reforço do SNS e promoção da saúde, que nos deve mobilizar a todos”.