home

2ª fase da campanha nacional contra a violência doméstica

2ª fase da campanha nacional contra a violência doméstica

Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala no próximo dia 25 de novembro, o Governo tem já no terreno a segunda fase da campanha nacional #PortugalContraAViolência, difundida através de várias plataformas e entidades parceiras.
2ª fase da campanha nacional contra a violência doméstica

Utilizando a desconstrução de alguns ditados populares, a campanha pretende passar uma mensagem de esperança e de combate coletivo a este flagelo, sendo dirigida às pessoas que são vítimas de violência doméstica e à população em geral, alertando para as respostas existentes de apoio e proteção.

Através de parceiros institucionais como a SIC, TVI, RTP, Cofina Media, Global Media Group, Grupo RR/COM, Grupo Barraqueiro, Metro Lisboa e Galp, a mensagem da campanha será difundida a nível nacional e em diferentes plataformas. 

A rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica (RNAVVD) é composta atualmente por 166 estruturas de atendimento, 26 locais de acolhimento de emergência e 40 casas abrigo, distribuídas pelo território nacional, envolvendo 218 municípios e, desde 2016, regista 32.733 atendimentos.

A campanha #PortugalContraAViolência é construída em conjunto com a Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV), a Associação Mulheres Sem Fronteiras, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), a Associação de Planeamento da Família (APF), a Associação Portuguesa pelos Direitos das Mulheres na Gravidez e no Parto, a Associação Plano I, a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ), Capazes, Corações Com Coroa (CCC), Cooperativa Seies, Instituto de Apoio à Criança (IAC), Fundação Cuidar o Futuro, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PPDM), a União das Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), Quebrar o Silêncio Associação e o Soroptimist International Clube Lisboa. 

A violência contra as mulheres e a violência doméstica é crime público e uma responsabilidade coletiva. Ligue 800 202 148.