home

Zorrinho: Taxa de desemprego “é um número trágico”

Zorrinho: Taxa de desemprego “é um número trágico”

Carlos Zorrinho considerou hoje “um número trágico” a taxa de 15,7 por cento de desemprego em Portugal, frisando que o Governo “tem de reconhecer que falhou”.

“O número para Portugal, de 15,7 por cento, é um número trágico e uma demonstração do falhanço das políticas deste Governo”, acusou.

O líder da bancada parlamentar do PS realçou que este valor “já ultrapassa a pior previsão do Governo para todo o ano” de 2012.

Acrescentou que “é um número que se verifica num mês em que, normalmente, em termos históricos, há uma recuperação sazonal”, devido ao período de verão. “Não obstante isto, a verdade é que o desemprego aumentou”, insistiu.

“O que temos verificado, ao longo destes últimos meses, é que o Eurostat tem vindo sempre a rever em alta os números do desemprego”, lembrou.

Por isso, a expetativa dos socialistas é que os números da taxa de desemprego em julho, posteriormente, “venham também a ser revistos em alta”.

“Isto são números inaceitáveis e que não podem deixar de ser tidos em conta na avaliação que vai ser feita das políticas pela ‘troika’”, defendeu.

Para o dirigente socialista, o Governo “tem que reconhecer que falhou, porque falhou”.

“Todos os portugueses sentem e sabem que o Governo falhou e é, a partir desse falhanço, que se têm que perspetivar políticas para o futuro, no trabalho que vai ser feito agora pela troika”, acrescentou.