home

Zorrinho: “O país está parado e o nosso Governo está isolado”

Zorrinho: “O país está parado e o nosso Governo está isolado”

Zorrinho_entrevista.jpg

O líder do grupo parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, transmitiu a sua opinião, num artigo do jornal Público, sobre as escolhas erradas que o Governo tem feito na abordagem da crise económica e social do país. Deu a conhecer as “duas raízes” que determinam o insucesso da economia europeia: uma raiz ideológica e uma raiz metodológica.

“Do ponto de vista ideológico, a crença de que o Estado exíguo é o terreno mais favorável ao crescimento e ao emprego tem-se revelado desastrosa. Do ponto de vista metodológico, a abordagem intergovernamental tem criado um terreno fértil aos nacionalismos, enfraquecendo a capacidade de resposta aos novos desafios da economia global”, esclareceu Zorrinho.

O líder do grupo parlamentar do Partido Socialista culpou o Governo de ser um “discípulo dileto do diretório franco-alemão”. Relembrou que o PS, no intuito de defender os interesses de Portugal e da Europa, demonstrou, na reunião com a troika, como faz sentido o alargamento de um ano no prazo para a consolidação do défice público tendo em conta a alteração das condições internacionais. “Propusemos que a verba de recapitalização da banca não usada para esse fim seja utilizada para alavancar o crédito às empresas exportadoras e às empresas que substituem importações. Defendemos uma despesa fiscal inteligente com incentivos que ajudem a crescer, a criar emprego e a diminuir a dívida pública”, revelou.

Carlos Zorrinho terminou o seu artigo com uma frase muitas vezes pronunciada pelo PS: “Temos um governo de braços caídos”.

Leia o artigo na íntegra aqui.