Zapatero elogia papel de Portugal na União Europeia
José Luís Zapatero afirmou, no comício de arranque da campanha europeia do PS, que a União Europeia “deve muito” às últimas duas presidências portuguesas e definiu José Sócrates como um político “progressista” e “respeitado” em toda a Europa.
O líder do PSOE fez rasgados elogios à acção do primeiro-ministro português ao nível europeu: “A Europa deve muito a Portugal. Nesta etapa, o Tratado de Lisboa é um grande acordo político para o futuro e que se deveu a José Sócrates. Além do mais, a estratégia de futuro para a Europa – a da educação, da inovação no conhecimento e do emprego qualificado – é a Estratégia de Lisboa. Portugal deu sempre um grande contributo cada vez que assumiu as rédeas da União Europeia”.
O chefe do Governo espanhol pediu aos cidadãos um voto “pela paz, contra as guerras e pela solidariedade em relação aos mais pobres, um voto nas eleições europeias que contribua para um mundo mais justo, com mais paz e solidariedade na ordem internacional”.
Zapatero acusou, ainda, as forças de direita de terem estado na origem da presente crise mundial: “A direita propõe para sair desta crise menos políticas sociais, menos direitos dos trabalhadores e mais sacrifícios. Quem pede sempre mais sacrifícios são aqueles que nunca têm problemas sociais”.