home

António Costa apresenta executivo conciso, forte e o mais paritário de sempre

António Costa apresenta executivo conciso, forte e o mais paritário de sempre

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, entregou na quarta-feira ao Presidente da República a composição do XXIII Governo Constitucional, o terceiro executivo com a sua liderança. Mais curto, com um “forte núcleo político” e assumindo-se como uma verdadeira ‘task-force’ para o desafio da recuperação e do crescimento, o novo Governo é também o mais paritário de sempre na história da democracia portuguesa, com nove mulheres entre os 17 ministros.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
António Costa

Destacando o “forte núcleo político” e a “experiência” dos seus membros nas diversas áreas da sociedade portuguesa, tanto na academia como no mundo empresarial, António Costa realçou que as personalidades escolhidas para integrarem o novo executivo “permitem formar um Governo de combate”, “mais conciso” e à altura dos desafios que Portugal tem pela frente, que constituirá, “seguramente, um bom Governo” para o país.

Na nova equipa escolhida por António Costa, destaca-se o dado histórico de, pela primeira vez na história da democracia, um Governo ter uma maioria de mulheres em pastas ministeriais, das quais cinco são reconduzidas – Mariana Vieira da Silva na Presidência, como segunda figura na hierarquia do executivo; Ana Mendes Godinho no Trabalho, Solidariedade e Segurança Social; Marta Temido na Saúde; Ana Abrunhosa na Coesão Territorial; e Maria do Céu Antunes na Agricultura, que passa a integrar também a área da Alimentação -, a que se juntam quatro novidades: Helena Carreiras, a primeira mulher a liderar o IDN, na Defesa Nacional; Catarina Sarmento e Castro, ex-secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, na pasta da Justiça; Ana Catarina Mendes, atual líder do GPPS, nos Assuntos Parlamentares; e a investigadora Elvira Fortunato na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Do anterior elenco, transitam também Pedro Nuno Santos, na pasta das Infraestruturas e Habitação, e João Gomes Cravinho, que troca a Defesa pelos Negócios Estrangeiros. O ex-secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, assume a pasta ministerial do Ambiente e Ação Climática, e João Costa sobe de secretário de Estado a ministro da Educação.

No novo executivo, entram ainda José Luís Carneiro, atual Secretário-geral adjunto do PS, na pasta da Administração Interna; o ex-autarca de Lisboa, Fernando Medina, nas Finanças; o gestor António Costa Silva na Economia, que passa a integrar também a área do Mar; e o professor universitário Pedro Adão e Silva, atual comissário executivo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, na Cultura.

Elenco ministerial do XXIII Governo:

Ministra da Presidência
Mariana Vieira da Silva

Ministro dos Negócios Estrangeiros
João Gomes Cravinho

Ministra da Defesa Nacional
Helena Carreiras

Ministro da Administração Interna
José Luís Carneiro

Ministra da Justiça
Catarina Sarmento e Castro

Ministro das Finanças
Fernando Medina

Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares
Ana Catarina Mendes

Ministro da Economia e do Mar
António Costa Silva

Ministro da Cultura
Pedro Adão e Silva

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Elvira Fortunato

Ministro da Educação
João Costa

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
Ana Mendes Godinho

Ministra da Saúde
Marta Temido

Ministro do Ambiente e Ação Climática
Duarte Cordeiro

Ministro das Infraestruturas e Habitação
Pedro Nuno Santos

Ministra da Coesão Territorial
Ana Abrunhosa

Ministra da Agricultura e Alimentação
Maria do Céu Antunes

Ler mais: Futuro Governo será mais reduzido com 17 ministros e 38 secretários de Estado

ARTIGOS RELACIONADOS