Votos da emigração: PS elege mais dois deputados
Para Paulo Pisco, deputado do PS que foi reeleito, trata-se de um “resultado histórico”: “É uma grande vitória. Há 20 anos que o Partido Socialista não tinha uma evolução nos resultados dos círculos da emigração (…). Revela bem que a aposta [em Augusto Santos Silva] foi ganha.”
Augusto Santos Silva, de 63 anos, era o cabeça de lista do PS pelo círculo Fora da Europa, mas o facto de já ter sido reconduzido Ministério dos Negócios Estrangeiros faz com que passe o seu lugar de deputado ao segundo posicionado. O socialista será, assim, substituído pelo advogado madeirense Paulo Porto Fernandes.
De acordo com os resultados finais, divulgados no ‘site’ da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral, já com os dados das votações nos 26 dos 27 consulados, o PSD foi o segundo partido mais votado.
Os votos dos portugueses residentes no estrangeiro foram contabilizados ente quarta e quinta-feira, no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, ficando atribuídos os mandatos dos círculos da Europa e fora da Europa.
Depois de terem sido enviadas 1.464.709 cartas com boletim de voto para um total de 186 países, regressaram 158.252 mil envelopes com votos, o que coloca a taxa de participação em 10,79%.
Terminadas as contas nos votos da emigração, o PS ficou com 26,24% dos votos e o PSD com 23,42%.