Vital Moreira profere última aula em Coimbra
O professor catedrático e jubilado da FDUC falou, ao longo de cerca de 50 minutos, sobre o sistema eleitoral português e suas eventuais alterações, numa intervenção intitulada “Uma democracia eleitoral mais amiga dos cidadãos? (Perspetiva Constitucional) ”, numa sessão a que assistiram a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, Gomes Canotilho, Edite Estrela, o antigo ministro da Saúde, António Correia de Campos, entre muitas personalidades da vida política, jurídica e académica.
Com participação na oposição democrática ao Estado Novo desde as “eleições” de 1969, Vital Moreira estreou-se na política ativa após o 25 de Abril de 1974. Militava então no Partido Comunista Português, pelo qual foi deputado à Assembleia Constituinte (1975-1976) e deputado à Assembleia da República (1976-82).
Em 1996-97 voltou ao Parlamento como deputado independente eleito pelo Partido Socialista. Mais tarde, em 2009, foi cabeça de lista do PS às eleições europeias e como eurodeputado (2009-2014), foi presidente da Comissão de Comércio Internacional.
Apesar de esta ter sido a sua última aula “formal” na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Vital Moreira tenciona continuar a lecionar nesta instituição e na universidade Lusíada.