Vital Moreira defende Tratado de Lisboa I
Vital Moreira defendeu a importância do Tratado de Lisboa, numa sessão de apresentação do manifesto eleitoral do PS às Europeias, em Leiria, argumentando que a nova legislação representa mais transparência na actividade das instituições europeias.
O cabeça de lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu explicou que, por um lado, com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa “praticamente todas as leis” da UE passam “necessariamente a ter a aprovação do Parlamento Europeu” e, por outro, sempre que o Conselho de Ministros europeu exerça funções legislativas “as suas reuniões passam a ser públicas”.
“Doravante, a União Europeia vai ser até muito mais transparente do que o nosso próprio Governo, uma vez que a actividade legislativa do nosso Governo não é escrutinada publicamente, é feita em reuniões não públicas”, disse.
Vital Moreira defendeu a existência de “mais Esquerda na Europa”, que leve a mais políticas progressistas e sociais, por oposição a outras, conservadoras e liberais: “Não tenhamos dúvidas: hoje a Europa sofre de falta de Esquerda nas instituições da União”.