home

Vinculação à Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias trará maior riqueza cultural

Vinculação à Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias trará maior riqueza cultural

A vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS Berta Nunes defendeu hoje que “concluir a vinculação da República Portuguesa à Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias é um ato de fundamental importância para potenciar o desenvolvimento da riqueza cultural e das tradições das terras de Miranda”.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

Berta Nunes

De acordo com a socialista, que encerrava o debate em que se discutiu um projeto de resolução do PS, esta vinculação iria reforçar “o valor do interculturalismo e multilinguismo, concordando todos que tal não deve ser feito em detrimento das línguas oficiais no espírito do Conselho da Europa”.

Berta Nunes lembrou que “só a partir do século XX o Estado português reconheceu oficialmente os direitos dos falantes da língua mirandesa”.

“Durante mais de mil anos, o povo do planalto mirandês dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso foi capaz de preservar a língua mirandesa e passá-la de geração em geração”, vincou.

Ora, com o reconhecimento da língua mirandesa pelo Estado português no ano de 1999, observou-se “uma valorização da língua e o aparecimento de promotores e ativistas”, indicou a deputada.

A vice-presidente da bancada socialista salientou que, “na perspetiva dos falantes, falar a língua deixou de ser motivo de vergonha para passar a ser motivo de orgulho”.

Berta Nunes apontou, no final da sua intervenção, uma curiosidade: “Há cada vez mais publicações originalmente em mirandês, ou traduções de obras para o mirandês, o que faz com que Miranda do Douro seja o concelho em que mais livros se editam per capita”.

ARTIGOS RELACIONADOS

25 de Novembro

Vivi os acontecimentos políticos do 25 de Novembro de 1975, aos meus 19 anos de idade, com muita ...